Brincando com as Cores - Colcha em Granny Square - Trabalho finalizado


                   
                 No início do ano postei  AQUI os primeiros granny squares com cor de algodão doce. Eles se transformaram em mais uma colcha para berço com os meus adorados quadradinhos. A  dona do presente  é a  linda Manuela,  mais novo membro da família que nasceu em fevereiro.

                   Como já havia mostrado, usei um modelo bem tradicional dos granny squares,  simples de fazer. Usei duas cores para cada quadro e cinco combinações diferentes.  Usei fio Super Bebê - Cisne e cada quadrado  tem 13 cm de lado . Para toda a colcha foram 63. 




                   Trabalhar com os granny squares é muito gostoso e versátil. Podemos fazer peças de grandes dimensões. Pronta, a colcha ficou  95cm x 125 cm.

                  Embora não seja difícil fazer um projeto com os quadrados é trabalhoso e o acabamento tem que ser bem caprichado. Como os quadrados eram feitos em duas cores, o primeiro cuidado é fazer o arremate de cada troca de fio. Recomendo fazer isso a cada quadrado pronto, senão dá pra ficar louco com tantas pontas para arremate no final do trabalho. Na distribuição das cores usei um padrão que ia se repetindo  na sequência das carreiras . Um quadrado de cada cor, seguindo sempre a mesma ordem : azul, amarelo, rosa, verde, lilás




                 Existem várias formas de unir os quadrados. Neste caso usei agulha de costura com a mesma lã usada no crochê sem apertar demais o ponto. Os cantos dos quadrados também merecem atenção.




                Por último o acabamento onde fiz um barrado bem simples  e mais uma vez é preciso ter atenção, principalmente nos cantos do trabalho.




                 Qualquer trabalho feito a mão é único; mesmo que eu use as mesmas cores, os mesmos motivos, sei que nunca mais farei outra manta como essa. Pra mim essa é a grande marca dos trabalhos manuais: são únicos, com a marca de quem fez  e com carinho de quem usou seu tempo planejando e executando cada detalhe. É quase uma obra de arte.

                O resultado final é este.




                Tenha um ótimo final de semana


Há muitas postagens com o marcador granny squares aqui no blog, só clicar na lista no lado direito da página.  Eu destaco aqui as postagens com as mantas ;

A postagem com os primeiros quadrados desta manta:
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/2013/01/brincando-com-as-cores-colcha-em-granny.html

Mais mantas :

Ideias de mantas usando granny squares

Manta azul e vinho

A segunda manta  que fiz em azul e vinho

A colchinha da bisa :

A colcha da Mariana :

A colcha do Gustavo:

Comentários

  1. Olá, Marcia! Tudo bem?!

    A colcha ficou lindíssima! Eu adoro trabalhos feitos com granny squares! Parabéns!

    Bjs,

    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Olá ....

    Vim conhecer seu blog, gostei muito e já estou seguindo!

    bjs
    Izildinha
    www.cantinhodaizildinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário