Scissor fob??? O que é isso??

        Dias atrás comprei uma dessas tesourinhas com formato de pássaro que as bordadeiras usam. É uma belezinha e também delicada. Sem contar que por ser pequena, basta um descuido para ficar perdida pela casa.

         Pensando nisso, fiz pesquisas pela net e descobri o scissor fob: que nada mais é que  uma espécie de pingente que se coloca nas tesouras pequenas.

         Encontrei vários modelos, a maioria bordado em ponto cruz. Como bordado não é o meu forte, resolvi fazer o meu em crochê.

         Lembra dos quadrados que postei anteriormente? (aqui)

         Eu fiz exatamente para fazer o scissor fob.

         Abaixo vou colocar uma sequência de fotos para mostrar como eu fiz. Assim, além de inventar o scissor fob, faço um exercício  de elaborar um Passo a Passo.  Vamos lá :


          Para fazer o scissor fob você precisa de um quadrado de crochê, que pode ser de qualquer modelo. Eu escolhi modelos que destacam a diagonal. Usei linha Clea, da Círculo e comecei com o modelo mais básico : 5 carreiras em rosa



             Mais uma carreira com linha mesclada ( esta é só para fazer o efeito da cor)



            O passo seguinte é fazer carreiras em apenas dois lados do quadrado : eu fiz quatro carreiras.



           
              Para montar : dobrei o quadrado ao meio, formando um triângulo. Escolhi com cuidado o lado da dobra para que a cor ficasse da maneira que eu imaginei (Você vai ver o resultado depois)


          Para fechar, uni as duas partes com uma carreira em ponto baixo em rosa  pelo lado direito do trabalho.






            Agora é possível ver como vai ficar o case para guardar a tesourinha. Lembra as primeiras dobras do origami.




       
           Para dar um acabamento, continuei com a carreira de ponto baixo no restante da borda e preguei um botão comum para fechar.




                       Veja como ficou o outro lado. É aí que dá para perceber o efeito das cores.


                      Hora de fazer o scissor fob. Usei dois quadrados bem pequenos em rosa, só com duas carreiras.



                               Uni os dois quadradinhos com uma carreira de ponto baixo pelo lado direito. Para dar volume, enchi  com algodão e ficou como uma almofadinha.





               Fiz mais ou menor umas 70 correntinhas que servem para pendurar  na tesoura.


             Veja o trabalho finalizado. Minha tesourinha ficou chique e protegida





                    Gostei tanto que já fiz quatro desses para minhas irmãs e sobrinha. Mostro a foto deles no próximo post.

                   Espero que meus anos de trabalho como professora tenham servido para  as explicações desse tutorial.   Estou aprovada como "professora de crochê"  ?   ;)


P.S.  O lenço bordado que aparece nas fotos foi comprado em Veneza, Itália. É um trabalho lindo e muito delicado


Para saber mais :
Dê uma olhada na minha galeria no Pinterest. Coloquei alguns scissors fob por lá
http://pinterest.com/marciacristina/

Comentários

  1. Olá, Marcia.
    Gostei e aprovei, ótima idéia.
    Beijos,
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Thanks for your visit. You are right when you said that visit other blogs are so inspiring. I visited your blog ! It is beautiful!

    ResponderExcluir
  3. Que riqueza de cantinho..Gostei muito e vou explorar bastante..parabéns e já to seguindo..abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      Que bom que gostou.Pode explorar sempre que quiser. Obrigada!

      Excluir

Postar um comentário