ÁRVORE DE NATAL


            Adoro a época de Natal desde criança. A árvore e o presépio são os dois símbolos que mais gosto.
         O presépio, porque retrata a cena mais importante da data (embora muita gente se esqueça disso) e também porque foi idealizado por São Francisco de Assis.
       A  árvore porque me traz boas lembranças da infância quando íamos meu avô, meus irmãos e eu caminhando próximo aos trilhos do trem para comprar uma árvore natural numa chácara. Não pensem que isso aconteceu em algum lugar perdido do interior. Foi em São Paulo, capital, numa época em que se via vagalumes voando no quintal de casa  que  tinha horta, jardim, galinheiro, cachorro  , grama e tudo mais que uma criança precisa para brincar. Retornando à árvore de Natal : no meu tempo de criança, além da árvore de natural, me lembro que os enfeites era  muito parecidos com as bolinhas brilhantes  e plásticas de hoje, só que eram de vidro e por isso era preciso ter o maior cuidado do mundo para que eles não quebrassem. Nessa hora entrava em ação  a minha mãe que arrumava a árvore com todo cuidado para  minha alegria e dos meus irmãos. Pensando  nas minhas lembranças de criança acho que é por isso que prefiro as árvores verdinhas e os enfeites mais tradicionais. Não que eu ache as árvores coloridas feias, longe disso, mas a árvore da minha casa sempre será verde.
        Meu filho de 12 anos não teve o  privilégio das árvores naturais, mas nunca ficou sem árvore e presépio em casa.
           Este ano , como sempre,  estou  arrumando a casa, ou melhor o apartamento para o Natal, e resolvi inventar na hora de colocar os enfeites na árvore.

Minha árvore vazia...vazia.....
         
         Dei uma espiada na internet (como sempre) e vi vários modelos de flocos de neve feitos em crochê muito bonitos e de muitos tipos diferentes. Eles me inspiraram a fazer os enfeites para minha árvore. Só que  eu queria que os enfeites ficassem bem firmes sem precisar engomar como normalmente se faz com o crochê. Então comprei algumas pulseiras de argola bem fininhas numa loja de bijuterias e usei linha branca  compatível  agulha de crochê 1,50 mm. Para prender o crochê à pulseira, fiz uma carreira em ponto baixo ; em alguns fiz uma carreira a mais com um bico ou um acabamento diferente.


       Ainda não fiz em número suficiente para minha árvore ficar cheia de enfeites do jeito que eu quero, mas tenho feito aos poucos e colocando no lugar assim que ficam prontos.
      Nas fotos abaixo, alguns dos modelos de enfeites já prontos:





          O  mais importante é que o crochê fique do tamanho adequado para a pulseira, de maneira que depois de  prendê-lo  com o ponto baixo fique esticado e firme se engomar.
          Para pendurar o enfeite na árvore eu fiz mais ou menos quarenta correntinhas  e prendi no mesmo ponto onde comecei.
          Para dar um toque de brilho eu comprei a linha Reflecta da Coats Corrente dourada e prateada em alguns dos enfeites; outros fiz só com a linha branca. Essa linha é cara, mas acho que valeu o investimento, pois deu um toque de brilho .

          Como minha árvore tem cerca de um metro e sessenta de altura, e eu não vou conseguir fazer um número muito grande de enfeites, completei com as bolas tradicionais apenas em dourado e vermelho e luzinhas brancas para dar mais brilho à árvore.




           Por enquanto , a árvore está assim, mas vai ficar ainda mais cheia de enfeites. (Coloco uma foto quando terminar)

FELIZ NATAL!

Para saber mais:
Sobre os símbolos do natalinos  http://www.brasilescola.com/natal/simbolos-natal.htm

Comentários

  1. que hermoso quedó tu árbol de navidad. te felicito! es la primera vez que entro al blog, lo encontré de casualidad. Saludos y felices fiestas

    Vanesa

    ResponderExcluir

Postar um comentário