Sobre

           

              As coisas feitas a mão são únicas, como a pessoa que as fez. Tem sua  graça e  magia .É assim com o tricô, o crochê, a pintura,o artesanato, a arte, a poesia, os livros, as esculturas, e tudo que é feito a mão. Não importa o instrumento usado, não há como padronizar; sempre terá o toque de quem  fez.

            Ninguém sabe ao certo quando surgiu o crochê, os historiadores dizem que pode ter sido na Pré-História; há indícios  na China como um tipo de costura e depois  atravessou o mundo passando pelo Oriente Médio até chegar à Europa, onde se modificou, tornou-se mais sofisticado e apreciado pela nobreza e realeza,  chegando  ao Brasil através dos europeus.

               Para mim, o crochê teve origem com a minha avó. Era praticamente impossível vê-la sem uma agulha e um novelo de linha por perto. Aprendi com ela mexer com a agulha de crochê e com minha mãe a trançar as agulhas de tricô.

                Adoro ir contando pontos daqui e dali, misturando cores e de repente... lá está  uma peça única: pode ser um brinquedo, uma roupa de bebê ou adulto, um objeto de decoração, um acessório, não importa. Mesmo que eu  tente, utilize o mesmo fio, a mesma quantidade de pontos,  não vou conseguir fazer outra igual. Se outra pessoa tentar, também não vai conseguir repetir e é isso que torna a arte manual incluindo o crochê tão bonita, autoral e exclusiva e com algo de magia.

                  Mágico... como os crochês feitos pela minha avó.

Minha avó, que inspirou o blog

                

Comentários