Pular para o conteúdo principal

DICA DE CROCHÊ, em parceria com o blog LANDSCAPE - Gráficos e Receitas


                     Hoje continuaremos com mais dicas de crochê em parceria com a Thais e seu blog  MY OWN LANDSCAPE DREAMS, não deixe de visitar!

                     As dicas de hoje vão mostrar um pouco sobre a leitura dos gráficos e receitas de crochê. É muito importante entendê-los já que eles são a linguagem específica do crochê.  


 ENTENDENDO GRÁFICOS E MODELOS ESCRITOS  DE CROCHÊ
SÍMBOLOS

              Com os mecanismos de busca na internet é muito fácil encontrar os mais variados trabalhos e depois de escolher o ideal, vem o desafio de entender o diagrama.

         Os diagramas ou gráficos nada mais são do que esquemas que usam símbolos, que correspondem aos pontos e as instruções.

                 Estes símbolos são reconhecidos internacionalmente e são como o "alfabeto" do crochê. Se você sabe reconhecer estes símbolos, você pode entender o crochê em qualquer idioma! Os nomes dos pontos podem variar, mas os símbolos não; assim é possível "ler" as receitas colocadas nos diagramas.

               Normalmente as revistas trazem a legenda desses símbolos para facilitar o entendimento.

             Também existem algumas diferenças nos gráficos e nos nomes dos pontos. Por exemplo, há diferenças entre o português em Portugal e no Brasil, assim como o inglês na Inglaterra e nos Estados Unidos, mas no geral não é difícil compreender os símbolos.

              Assim, primeiro passo é entender os símbolos:

             Neste arquivo temos uma tabela com os principais símbolos do crochê que em breve estarão disponíveis para download. 



                                       


GRÁFICOS

             Quando juntamos os símbolos formamos os gráficos ou diagramas. Basicamente existem dois modelos de gráficos de crochê : o circular e o linear.


Gráficos circulares são lidos no sentido anti-horário em todas as carreiras, formando motivos com diferentes formas : quadrados, círculos, hexágonos, triângulos, corações..  Os diagramas  circulares mostram os pontos através dos símbolos. Na imagem vemos alguns exemplos desses gráficos.

  
Para ler um diagrama circular :

·         O início do motivo é geralmente o centro;  siga o diagrama no sentido anti-horário. Alguns diagramas têm as carreiras são numeradas.

·               Não é preciso virar o trabalho. Depois de pronto  ele terá o lado direito e o avesso.
·              Se forem usadas várias cores, o diagrama também poderá ter cores diferentes para representar as cores.
·              Principalmente nos gráficos mais elaborados, é interessante também acompanhar as indicações da receita escrita, que explica todos os pontos de maneira bem detalhada.



         Gráficos lineares são executados em carreiras de ida e volta. Normalmente a primeira carreira é lida da esquerda para a direita, a segunda carreira da direita para a esquerda e assim por diante. Setas indicam o início e o final do trabalho no gráfico.

         Para iniciar o trabalho fazemos uma correntinha de base com o número  necessário para o motivo escolhido. Veja alguns exemplos :
 

          Muitas vezes precisamos repetir um ponto ou um grupo de pontos.  Para repetir usamos os símbolos (   )   *   *   [   ] que indicam os pontos que serão repetidos e ainda existe a indicação da quantidade  de pontos na receita escrita. Geralmente no gráfico aparece  um motivo completo do ponto escolhido
            Ao chegar ao final da carreira é necessário virar o trabalho. Se  estamos trabalhando com pontos altos, começamos a carreira seguinte com três correntinhas; se for ponto baixo, começamos com uma correntinha e assim por diante. Essas correntinhas no início do trabalho equivalem a um ponto.

MODELOS ESCRITOS (RECEITAS)
Num modelo escrito basta ler com atenção os pontos indicados em cada carreira ou volta. As abreviaturas indicam os pontos e o modo de trabalhar os pontos e  como fazer e aparecem geralmente no início da receita.
Aqui algumas das abreviações :
carr – carreira
corr – correntinha
mpa – meio ponto alto
pa – ponto alto
pad – ponto alto duplo
pat – ponto alto triplo
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
pt – ponto
rep – repita
seg - seguinte
sp – espaço
ult – último

         Com  essas noções básicas é possível  ler muitos gráficos e receitas. Escolha aquele que mais lhe agrade, dentro dos seus conhecimentos de crochê. Com o tempo, certamente você irá descobrir novas possibilidades e fazer peças cada vez mais bonitas e elaboradas.




COLOCANDO EM PRÁTICA A LEITURA DE GRÁFICOS E RECEITAS DE CROCHÊ

    Quando escolhemos um modelo precisamos ter em mente em primeiro lugar que ele deve ser compatível com nossas habilidades no crochê. Por mais bonito que seja, se você escolher algo muito difícil, pode ser bem frustrante e encerrar sua “carreira de crocheteira” cedo demais, pois a chance de você não conseguir fazer o trabalho é bem grande.

      Se você é iniciante escolha modelos mais simples, use seus conhecimentos e admire o resultado. Certamente será um incentivo para novos desafios cada vez mais elaborados.  
     Para praticarmos a leitura de gráficos, escolhi dois modelos de coração bem simples que aparecem em vários sites na internet: um deles feito em círculo com apenas uma volta e o outro feito   em carreiras lineares.

GRÁFICO CIRCULAR  - UM CORAÇÃO EM APENAS UMA CARREIRA

                A foto mostra o gráfico  que fiz sem recursos tecnológicos, usando apenas caneta e papel.  É claro que existem gráficos muitíssimo elaborados e as revistas japonesas são as melhores para esse tipo de trabalho.

            Observe que o desenho mostra os símbolos e a quantidade de pontos necessária. Geralmente existe uma legenda  indicando o significado dos símbolos, já que existem algumas diferenças conforme o idioma usado.


     Quase sempre juntos com os gráficos aparecem as instruções escritas, com as legendas das abreviações usadas.
       Usando as duas coisas, gráficos e instruções, você certamente conseguirá executar a peça.

Para este coração as instruções são:
Abreviações:
corr – correntinha; pa – ponto alto; pad – ponto alto duplo; mpa – meio ponto alto
pbx – ponto baixíssimo
Comece com 4 corr. Deixe a primeira mais larga pois é nela que você irá trabalhar todos os pontos. 



Faça então  2 pad, 3pa, 1 corr, 1pad, 1 corr, 3pa, 3pad, 1 pbx , todos na primeira corr




Para dar forma ao coração, puxe com cuidado o fio do início e seu coração está pronto!




GRÁFICO LINEAR – CORAÇÃO
                Vamos agora a outro tipo de coração , usando um gráfico linear.
  


Para este coração as instruções são :
Abreviações:
carr – carreira; corr – correntinha; pa – ponto alto; pad – ponto alto duplo; mpa – meio ponto alto; pbx – ponto baixíssimo; pb – ponto baixo
1ª carr – 5 corr
2ª carr –  virar ,1 corr, 5 pb
3ª carr –  virar, 1 corr, 5 pb
4ª carr –  virar, 1 corr, 5 pb
5ª carr – virar, 1 corr, 5 pb
6ª carr  – virar, 1 corr, 5 pb


7ª carr -  O último ponto feito na carreira anterior está em um dos cantos. Na metade do lado seguinte faça no mesmo ponto de base : 1 mpa, 1 pa, 2 pad, 1 pa, 1 mpa.
FOTO 9


 No canto sequinte, faça um pbx e repita no próximo lado esse procedimento.  Seu coração está pronto!
 

                                                                                                                                                                                                   Com os corações prontos você pode fazer vários projetos simples para as pessoas que você gosta.

           Alguns exemplos:

    Cartão decorado com coração  



Marcador de livros e clips para prender papel


Enfeitar camisetas



Enfeitar bonecos e bichinhos



        As possibilidades são muitas e os modelos de coração também. Agora que você já sabe estes corações  mais simples, procure novos modelos e encha o mundo de corações.

            Obrigada,Thais !

           Ótimos dias!  Com crochê e corações !







Comentários

  1. This is the precise weblog for anybody who needs to seek out about this topic. You notice so much its almost arduous to argue with you. You positively put a brand new spin on a subject that's been written about for years. Nice stuff, simply nice!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens populares

Casaquinho de Bebê em Crochê

Este modelo de casaquinho é um clássico. Foi uma das primeiras peças que aprendi fazer em crochê. Já perdi a conta de quantos eu já fiz. Mas eu adoro ver um bebê vestido com um destes. 
                 Não é difícil e é possível fazer para bebês de qualquer idade e variar o ponto. O segredo está na pala que você pode aumentar ou diminuir para o tamanho que quiser. Este VÍDEO  mostra como fazer a pala em vários tamanhos; depois é só caprichar nos detalhes.
                   Escolhi este ponto; acho que combina bem com roupinhas de bebê.


                     Aqui vemos os aumentos na pala e o acabamento do decote e da frente.

                       No arremate das mangas, fiz em ponto baixo, com diminuições no punho.
                    Acabamento em forma de leque na frente e na barra.


                   Botões e fita laranja para dar contraste.


                  Pronto! Este casaco irá aquecer uma criança carente.                   Tenha um ótimo final de semana!

Faça você mesmo - 3 Gorros em tricô para Bebê

Para combinar com os sapatinhos que mostrei no último post fiz também os gorros em tricô, usando o mesmo material: fio Super Bebê da Cisne e agulhas de tricô número 3.



Gorro 1

       Ponto arroz (fantasia) :  1a. carreira : *1 meia, 1 tricô*  repetir até o final da carreira ;  2a carreira : desencontrar os pontos ponto tricô sobre meia e meia sobre tricô.
         Montar 102 pontos na agulha trabalhar 8 carreiras em tricô ( 4 cordões), 1 carreira de passa . Continuar trabalhando no ponto fantasia até 15 cm no total). Arrematar 33 pontos de cada lado e continuar apenas os 33 pontos centrais em ponto meia (direito meia, avesso tricô) por mais 11 cm. Costurar conforme o gráfico.

          Depois de costurado, na parte correspondente ao pescoço, montar  os pontos e fazer  4 carreiras (2 cordões) em tricô, 1 carreira de passa fita (*2 pontos juntos em tricô, 1 laçada, 1 tricô* ; repetir de * a * até o final da carreira) 4 carreiras (2 cordões) em tricô , arremate e passe a fit…

Presépios em Crochê

O Presépio é um dos símbolos mais bonitos do Natal. Sua origem vem do século XII quando São Francisco de Assis numa noite de Natal fez a representação do nascimento de Jesus  com a imagem do Menino rodeado por um boi e um jumento vivos. Essa encenação repercutiu primeiro na Itália , se espalhou  entre a nobreza europeia e depois para todas os lugares, tornando-se um dos mais tradicionais símbolos natalinos.
               Hoje é possível vermos presépios feitos dos mais diversos materiais e formatos, mas todos lembram o significado do Natal e o nascimento de Jesus.
                    Abaixo alguns presépios feitos em crochê para comemorar o Natal:
                     Em crochê Filé (aqui)


                  Em estilo amigurumi   (aqui)

                 Cheio de detalhes com carneirinhos fofos (aqui)






                Em branco com pérolas (aqui)

             Usando rolhas de vinho (aqui)


               Por último dois modelos bem simples que não são de crochê, mas que p…

Casaquinho de Bebê em Crochê

Dois casaquinhos em crochê para bebê. Não é nenhum modelo novo, mas embora sendo muito tradicional é muito fácil fazer e deixa  o bebê quentinho.
                 Esse modelo de casaquinho foi uma das primeiras coisas que aprendi a fazer em crochê, acho eu deveria ter uns 12- 13 anos. Aprendi com minha avó  (sempre ela...) e continuo a repetir até hoje.
                Dá para variar o tamanho para bebês maiores ou recém nascidos, não tem costuras  e o ponto fantasia pode ser qualquer um que você queira. Já fiz até usando somente ponto alto na peça inteira.
                 Não vou escrever uma receita, mas olhando as fotos e com algumas dicas dá para fazer tranquilamente.
                   Começamos pelo decote e usando pontos altos. Esses casaquinhos da foto são um pouco maiores acho que para um bebê de 3-6 meses.
                  Começar fazendo uma correntinha de 72 pontos, 3 correntinhas para virar e fazer pontos alto da seguinte maneira : 12 ponto alto (frente…