Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2013

Bonequeiras sem Fronteiras - Ação na Aldeia Tekoa Pyau

Grande é a poesia, a bondade, as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças (Fernando Pessoa)
                Em dezembro de 2012 entrei para o Grupo Bonequeiras sem Fronteiras no Facebook. Já escrevi  AQUI no blog sobre a minha chegada ao grupo. 
              De lá pra cá tenho investido uma parte do meu tempo fazendo bonecos e bichinhos para as ações do grupo  e fazendo novas descobertas no mundo crochê. Já escrevi aqui mais de uma vez que nunca havia feito um boneco ou bichinho.
            Participar do grupo tem sido motivo de muita satisfação, porque consegue unir três coisas que gosto muito : crianças, artesanato e ajuda ao próximo. Junta-se a tudo isso a oportunidade de conhecer novas pessoas, mesmo que virtualmente e perceber que existe muita gente que quer ajudar esse mundo maluco  ficar um  pouco  melhor, com as armas que tem nas mãos.
             No último sábado, fizemos a entrega das bonecas e bichinhos para as crianças da Aldeia Tekoa Pyau, que fica  no extremo oes…

Bolota, o cachorro em crochê

Todo mundo já sabe das minhas experiências para produzir brinquedos feitos em crochê.               Para dizer a verdade não é uma criação, e sim uma adaptação de modelos que encontramos na net. O que acontece é que  os bonecos  no estilo Amigurumi são pequenos, cabem na palma da mão. Como os que tenho feito para o grupo Bonequeiras sem Fronteiras são para crianças, eles precisam ser maiores, justamente para poderem ser abraçados e carregados por aí. Então meu truque  é "aumentar" o tamanho dos bonecos para que eles cumpram a sua função que é a de ser um brinquedo para a criançada.
              Bolota, o cachorro é minha última criação.  Usei sobras de lã e por isso não posso dizer o nome e uma agulha de crochê 4,5 mm. Pronto, o Bolota ficou com mais ou menos 20 com de altura.
              Quer aprender fazer o Bolota?    Vamos ao tutorial.
Abreviações :
     corr. - correntinha
     pb - ponto baixo
     carr. - carreira
     aumento - fazer 2 pb no mesmo pon…

Minhas crias - Brinquedos feitos em Crochê

No final do ano passado entrei para o Grupo Bonequeiras sem fronteiras no Facebook. E hoje  tornei oficial minha primeira participação no grupo com esse grupo de criaturinhas que mostro hoje. O último a ficar pronto foi o Bolota, um simpático cachorro.

            Participar desse grupo me dá muita alegria, porque ele une várias  coisas que eu gosto muito : o artesanato na forma de crochê, pessoas lindas e de altíssimo astral e crianças que são ajudadas pelo grupo.

           Graças ao Bonequeiras sem Fronteiras eu comecei a explorar novas possibilidades com o crochê, já que nunca tinha feito bonecos ou brinquedos e estou adorando essa experiência.

          Se você  pesquisar na internet vai encontrar muitos modelos com tutoriais  fáceis de seguir, mesmo se estão escritos em inglês, basta escrever AMIGURUMI,  técnica  japonesa produz pequenos bonecos feitos em tricô ou crochê.

         Normalmente um amigurumi não  é maior do que a palma da mão e é por isso que estou inve…

Necessaire em Crochê

Fiz esta necessaire como presente de Páscoa para uma das minhas sobrinhas.  É um trabalho bem simples e criei à medida que fui fazendo. Não tenho receita, apenas algumas anotações vou tentar fazer um passo a passo numa outra oportunidade. Usei linha Anne, da Círculo que é mais grossa, mas ao mesmo tempo bem macia.            Nas próximas fotos, mostro alguns detalhes :



             É feita numa única peça, sem costuras em crochê circular só com ponto alto, começando pelo fundo. A medida do fundo é que vai determinar o tamanho da necessaire. 

             Para os detalhes do acabamento usei linha Clea, da Círculo matizada e um botão .

             Para a alça fiz uma correntinha usando quatro fios, dois de cada cor.

            A estrela em fio matizado, já mostrei aqui no blog como se faz ( o link está no final da postagem)

                Pronta ficou do tamanho ideal para levar a maquiagem na bolsa, ou guardar qualquer coisa que você queira.
                Tenha uma ótima…

Ainda o Coelhinho da Páscoa - Tutorial

Eu sei, a Páscoa já passou e a coelhada está descansando depois de muito trabalho com os ovos de chocolate.

            Mas eu ainda tenho um coelhinho para mostrar. Não pude postar antes porque era um presente para minha sobrinha e eu não queria estragar  a surpresa.

             É um coelhinho pequeno e muito fácil de fazer, Fiz com lã rosa bem ao gosto das meninas pequenas que adoram um cor de rosa , Pronto deve medir uns 12 - 15 cm. Mesmo fora da época da Páscoa pode ser um bom presente para os bebês.

            Me inspirei neste tutorial em inglês, mas para não perder o costume eu fiz algumas mudanças e meu coelhinho ficou bem simpático.

           Vamos ao tutorial


 Abreviações :      corr. - correntinha      pb - ponto baixo
     pa - ponto alto      carr. - carreira      aumento - fazer 2 pb no mesmo ponto da carreira anterior      diminuição - pular um ponto sem fazer na carreira anterior



Cabeça e Corpo
São feitos numa única peça, começando pelo topo.
1a carr.: 5…