Bernardo, o Bebezinho em crochê - Tutorial

             A cada dia que passa fico mais empolgada com esse mundo dos bonecos de crochê. Há tantas possibilidades e tanta coisa linda pra se fazer...

            Depois que fiz o Fininho, o Ursinho Magrinho,  decidi fazer um bebê, afinal as ações do  grupo Bonequeiras sem Fronteiras já tem data para acontecer.

           Encontrei muitas variações de bebês e uma parecida com esse que vou mostrar neste post, mas que não tinha tutorial, só a foto. Então usei como base a cabeça, feita da mesma forma que fiz o ursinho e o corpo e braços fiz seguindo a foto que vi na internet.

            Sobras de lã Cisne Festivo ( que não existe mais) que é mesclada e dá um efeito bonito para o corpo e Cisne Super Bebê bem clarinho para as mãos e cabeça (este eu usei duplo já que ele é mais fino do que o fio Família,  que usei para o ursinho e eu queria que ficasse mais ou menos do mesmo tamanho). Este é um truque de tricoteira / crocheteira : para aumentar/diminuir o tamanho de uma peça sem alterar o número de pontos é só trocar o fio (mais grosso ou mais fino).

            Vamos ao tutorial.

     Abreviações :
     corr. - correntinha
     pb - ponto baixo
     aumento - fazer 2 pb no mesmo ponto da carreira anterior
     diminuição - pular um ponto sem fazer na carreira anterior

       CABEÇA:
       É feita de cima para baixo

       1a carr. :    5 corr., fechar em circulo ; fazer 8 pb no  anel formado
       2a carr. ;   2 pb em cada ponto da carr. anterior ( 16 pb)
       3a carr.: :   em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (24 pb)
       4a.carr.;    em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (32 pb)
       5a carr.:     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (40 pb)
       6a carr.:    em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente   (48 pb)
       7a carr.:     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente   (56 pb)

       8a carr a 18a carr.:  sem aumentos  ( 56pb)

       19a carr.;  em pb, distribuindo 8 diminuições  ( 48 pb)
       20a carr.;  em pb, distribuindo 8 diminuições  (40 pb)
       21a carr.:  em pb, distribuindo 8 diminuições  (32 pb)
       22a carr.; em pb, distribuindo 8 diminuições   (24 pb)
       23a carr.: em pb, distribuindo 8 diminuições (16pb), terminar deixando um fio bem longo para a costura.

       Colocar o enchimento para que fique bem firme.

       BRAÇOS
        Na mesma cor da cabeça
       1a carr.:  5 corr., fechar em circulo ; fazer 6 pb no  anel formado
       2a carr.: 2 pb em cada ponto da carr,. anterior  (12 pb)
       3a carr.: em pb, deistribuindo 6 aumentos uniformemente ( 18 pb)

       4a a 6a carr. : sem aumentos ( 18 pb)

       Trocar de cor :
       7a a 25a carr.: sem aumentos ( 18 pb) terminar deixando um fio bem longo para a costura.

       Colocar o enchimento para que fique bem firme.

       CORPO
       1a carr. :    5 corr., fechar em circulo ; fazer 8 pb no  anel formado
       2a carr. ;    2 pb em cada ponto da carr. anterior ( 16 pb)
       3a carr.: :   em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (24 pb)
       4a.carr.;     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (32 pb)
       5a carr.:     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (40 pb)
       6a carr.:     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente   (48 pb)
       7a carr.:     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente   (56 pb)
       8a carr.:     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente   (64 pb)
       9a carr.:     em pb, distribuindo 6 aumentos uniformemente   (70 pb)

       10a carr. a 40a carr : sem aumentos ( 70 pb)

       41a carr.: em pb, distribuindo 6  diminuições   (64 pb)
       42a carr.: em pb, distribuindo 8  diminuições   (56 pb)
       43a carr.:  em pb, distribuindo 8  diminuições   (48 pb)
       44a carr.: em pb, distribuindo  8  diminuições   (40 pb)
       45a carr.: em pb, distribuindo  8   diminuições   (32 pb)
       46a carr.: em pb, distribuindo  8  diminuições   (24 pb)
       47a carr.: em pb, distribuindo 6  diminuições   (16 pb) terminar deixando um fio bem longo para a costura.

       Colocar o enchimento para que fique bem firme.

       Para o acabamento eu bordei ( ou pelo menos tentei bordar) os olhos, o nariz , a boca , o cabelo e alguns detalhes no corpo.

       Finalizando, o coração no peito, cheio de amor. É feito numa única carreira:
        Fazer 6 corr. e fechar em círculo
        3 corr. para subir, 3 pontos altos duplos, 3 pontos altos, 1 corr., 1 ponto alto duplo, 1 corr., 3 pontos altos, 3 pontos altos duplos, 3 corr.; finalizar com um ponto baixíssimo.  Puxar a linha do centro para dar forma ao coração, arrematar as pontas.

        Eu gostei desse bebezinho, e você?
        Tenha um excelente dia.

Para saber mais :

Post aqui do Blog , onde apresentei o Fininho :
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/2013/01/fininho-o-ursinho-magrinho-o-primeiro.html

Tutorial - Fininho, o ursinho magrinho
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/2013/01/tutorial-aprenda-fazer-fininho-o.html