Tutorial - Aprenda a fazer Fininho, o ursinho magrinho

       Como disse no post anterior Fininho, o urisnho magrinho  é o meu primeiro boneco que fiz para o grupo Bonequeiras sem fronteiras  e hoje mostro ele foi feito.

         O modelo é de um blog escrito em inglês e o primeiro desafio foi traduzir as instruções. Embora estude inglês, o vocabulário do crochê é bem específico então tive que recorrer a outros blogs. E encontrei tabelas ótimas no Falando de Crochet, da Sônia Maria. Foi lá que vi a tradução não só em inglês, mas também em outras línguas.

        Para variar fiz algumas modificações (não dá pra ficar sem inventar nada por conta própria...) e coloquei a mão na massa, ou melhor na agulha e na lã.

      O boneco é feito em partes que depois são costuradas. Usei sobras de lã Família da Pingouin que tinha em casa.

      Vamos lá :
       Abreviações :
       corr. - correntinha
       pb - ponto baixo
       aumento - fazer 2 pb no mesmo ponto da carreira anterior
       diminuição - pular um ponto sem fazer na carreira anterior

       CABEÇA:
       É feita de cima para baixo

       1a carr. :    5 corr., fechar em circulo ; fazer 8 pb no  anel formado
       2a carr. ;   2 pb em cada ponto da carr. anterior ( 16 pb)
       3a carr.: :   em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (24 pb)
       4a.carr.;    em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (32 pb)
       5a carr.:     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente  (40 pb)
       6a carr.:    em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente   (48 pb)
       7a carr.:     em pb, distribuindo 8 aumentos uniformemente   (56 pb)

       8a carr a 18a carr.:  sem aumentos  ( 56pb)

       19a carr.;  em pb, distribuindo 8 diminuições  ( 48 pb)
       20a carr.;  em pb, distribuindo 8 diminuições  (40 pb)
       21a carr.:  em pb, distribuindo 8 diminuições  (32 pb)
       22a carr.; em pb, distribuindo 8 diminuições   (24 pb)
       23a carr.: em pb, distribuindo 8 diminuições (16pb), terminar deixando um fio bem longo para a costura.

       Colocar o enchimento para que fique bem firme.

       CORPO
       Nas cores que quiser, eu usei o marrom e o amarelo. É feito de baixo para cima

       Em marrom
       1a carr.:  5 corr., fechar em circulo ; fazer 6 pb no  anel formado
       2a carr.:  2 pb em cada ponto da carr. anterior  (12 pb)
       3a carr.:  em pb, distribuindo 6 aumentos uniformemente (18 pb)
       4a carr.:   em pb, distribuindo 6 aumentos uniformemente (24 pb)

        5a a 10a carr:  sem aumentos (24 pb)

        Em amarelo
        11a  a 19 carr : sem aumentos (24 pb)
        20a carr.: distribuir  4 diminuições uniformemente ( 20 pb) terminar deixando um fio bem longo para a costura.

       Colocar o enchimento para que fique bem firme.

         BRAÇOS (fazer duas peças)

            Em marrom
            1a carr.:  5 corr., fechar em circulo ; fazer 6 pb no  anel formado
            2a carr.:  2 pb em cada ponto da carr. anterior  (12 pb)

            3a a 6a carr.: sem aumentos ( 12 pb)

            Em amarelo
            7a a 20a carr.: sem aumentos ( 12 pb)  terminar deixando um fio bem longo para a costura.

           Colocar o enchimento para que fique bem firme.(Dica : como a peça fica pequena e estreita eu usei uma agulha de tricô para "empurrar" o enchimento)

      PERNAS (fazer 2 peças)
      São feitas de baixo para cima

        1a carr. :  5 corr., fechar em circulo ; fazer 8 pb no  anel formado
        2a carr.:    em pb, distribuindo 4 aumentos uniformemente ( 12 pb)
        3a a 22a carr.: sem aumentos ( 12 pb) terminar deixando um fio bem longo para a costura.

         Colocar o enchimento para que fique bem firme.(Dica : como a peça fica pequena e estreita eu usei uma agulha de tricô para "empurrar" o enchimento)

        ORELHAS (fazer 2 peças)

           1a carr. :  5 corr., fechar em circulo ; fazer 7 pb no  anel formado
           2a carr. :  2 pb em cada ponto da carr. anterior  (14 pb)
           3a carr.:    em pb, distribuindo 7 aumentos uniformemente (21 pb)
           4a carr.:   sem aumentos ( 21 pb)
           5a carr.:    em pb, distribuindo 3 diminuições (18 pb)
           6a carr.:    em pb  (18 pb) , terminar deixando umm fio longo para a costura

       NARIZ

      Esta parte eu modifiquei em relação ao modelo original e acabei não tirando fotos. Mas nada mais é do que um círculo em crochê. Usei uma cor bem clarinha para dar contraste.

        1a carr.:  5 corr., fechar em circulo ; fazer 6 pb no  anel formado
        2a carr.: em pb, distribuindo 6 aumentos uniformemente  (12 pb)
        3a carr.: em pb, distribuindo 4 aumentos uniformemente   (16 pb)
        4a carr.: em pb, distribuindo 6 aumentos uniformemente   (22 pb)
        5a carr.: em pb, distribuindo 4 aumentos uniformemente   (26 pb)
        6a carre: em pb, distribuindo 4 aumentos uniformemente   (30 pb)

     OLHOS
     Para os olhos usei linha azul marinho ( sobra também) e fiz uma carreira única : 6 corr., fechar em círculo; fazer 8 pb no anel formado. Deixar um fio longo para a costura.

            As peças ficaram assim :

             Para costurar usei as linhas que ficaram no final de cada parte e usei agulha de costura. Só é preciso ter cuidado para que não fique fora do lugar e o ursinho fique desproporcional. Usei alfinetes para marcar o lugar de cada peça.

            O nariz e a boca eu bordei com a mesma linha que fiz os olhos e para dar volume ao focinho, coloquei um pouco de enchimento antes de finalizar a costura com pontos bem firmes para não descosturar.

            Finalizando fiz um coraçãozinho que já mostrei aqui no blog como se faz.

            Mais uma "malhação" cerebral : escrever um tutorial. Espero que tenha anotado tudo e que você tente fazer um Fininho  também.

           Até a próxima.

Para saber mais :

Post aqui do Blog , onde apresentei o Fininho :
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/2013/01/fininho-o-ursinho-magrinho-o-primeiro.html

O Blog da Sônia Maria , Falando de Crochê, sempre com tutoriais muito bem explicados. Lá tem as tabelas para fazer a tradução dos pontos em crochê em diversas línguas :
http://falandodecrochet.blogspot.com.br/

Post aqui do blog que tem uma camiseta customizada com o coração de crochê:
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/2011/11/coracoes-para-mariana.html

Blog com a receita em inglês que eu traduzi e fiz minhas modificações:
http://www.jennyandteddy.com/2011/05/sleepy-bear-amigurumi/

Comentários

  1. Que legal de sua parte dividir com a gente, assim que tiver um tempinho para ficar na frente do PC vou tentar.
    Bjs. Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta,
      Que bom! Quero ver quando estiver pronto! Obrigada pela visita

      Excluir
  2. Marcia Cristina, seu ursinho ficou lindo e seu passo-a-passo maravilhoso!
    Muito Obrigada, pelo link e referencia!
    Já estou te seguindo...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia,
      Obrigada por seguir o blog. E parabéns pelo belo trabalho das suas publicações. São ótimas e sempre me ajudam!

      Excluir
  3. Ótimo passo-a-passo, vou tentar fazer um Fininho pra mim com certeza!

    Abraços =)
    Ju
    www.acasadajuliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Juliana! Quero ver seu ursinho quando estiver pronto!

      Excluir
  4. Oi, Marcia!
    Adorei seu Ursinho esbelto.
    Muito bom o PAP.
    Obrigada por participar do sorteio do meu blog, Boa sorte
    Beijos