quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cachecol Masculino ou a Fantástica Fábrica de Cachecóis Rápidos e Fáceis de Fazer II

      Mais dois cachecóis. São cachecóis masculinos que irão embarcar em breve para a França e deverão enfrentar os rigores do inverno europeu no final desse ano.
      Qual o truque dessa vez?
      Usei  fio duplo da  lã Sedificada da Pingouin que tem lã na sua composição  e por isso é mais quente que os fios acrílicos. Para tricotar usei agulhas de numeração diferente, para que o ponto ficasse mais fofo e desse mais sensação de aconchego. Fiz as carreiras do direito com a agulha número   7   e as do avesso com número 10  . Essa diferença  deixa o ponto mais folgado, sem ficar largo demais e que com certeza deixaria o cachecol todo esticado com o uso.
       Outra coisa importante é fazer um ponto bem simples.
        Para este usei lã em tom marrom, sem franjas  e 26 pontos na agulha:
        1a carr.:  tricô
        2a carr.: tricô
        3a carr.: tricô
        4a carr.: tricô
        A partir da 5a carr. : ponto fantasia  até o tamanho desejado  (pelo menos 1,5 m)
        Fazer as 4 últimas carreiras em tricô

        Ponto fantasia   (número par de pontos)
        1a carr:  em tricô
        2a carr.: repetir 1 tricô, 1 meia



        Para o segundo cachecol usei duas cores ( cinza e verde nas extremidades) e para o acabamento fiz franjas simples e não muito compridas.
       Ponto fantasia:
      1a a 6a carreira em tricô (3 cordões)
      7a carr.:  repetir  1 tricô, * 2 laçadas, 1 tricô*, repetir de * a * e terminar com 1 tricô
      6a carr.: 1  tricô, * derrubar as duas laçadas da carreira anterior, 1 tricô*, repetir de * a* e terminar a carreira com 1 tricô
     7a carr.: voltar para a 1a carr.


   

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cachecol Fácil com lã de Pompom ou A Fantástica Fábrica de Cachecóis Rápidos e Fáceis de Fazer I

          Um friozinho  chegou aqui em São Paulo. Chuva demais, é verdade . É preciso sair por aí agasalhado e,  é claro, carregar o guarda chuva.
          Na quinta-feira passada estava na fila do supermercado usando um dos meus muitos cachecóis  (sim, eu tenho muitos lenços e cachecóis), quando a moça que me atendia veio com a seguinte frase "- Me desculpe a pergunta, mas como é que esse cachecol foi feito?" Expliquei para ela em 5 minutos, pois o cachecol que eu usava era um desses feitos com lã de pompons que nada mais era do que uma  correntinha de crochê.
          Fiquei contente por dar  uma aula de crochê, num ambiente nada parecido com um ateliê, escola de manualidades ou um sofá quentinho e aconchegante,  mas acho que é assim mesmo que deve ser: quando gostamos de determinada coisa ou assunto, nosso olhar sempre encontra a oportunidade de compartilhar o que sabemos, aprender um pouco mais ou  encontramos coisas inusitadas também.
           Foi pensando nisso que eu decidi escrever aqui sobre os cachecóis que já fiz . Como não tenho muito tempo, todos eles são bem fáceis e rápidos  para fazer e tem um resultado bastante bom. Não inventei a roda, nem receitas novas, mas divido aqui alguns truques para que os cachecóis fiquem prontos bem rapidamente.


      Primeira dica  -  Usando lã de pom pom

          Existem muitos tipos de lã com pompons de vários tipos e tamanhos. Talvez esse seja o cachecol mais rápido para ser feito , porque se trata apenas de uma correntinha de crochê. Esses modelos que tenho já tem algum tempo e pra dizer a verdade nem me lembro o nome da lã que utilizei, mas fiz vários que distribuí para minhas irmãs e sobrinhas. Fiquei com dois : um em tons de azul e outro em marrom e preto que aparecem na foto acima. 
         Os pompons são grandes e bem macios e acredito que qualquer lã desse tipo dê um resultado bonito, e em meia hora o cachecol fica pronto. 
          Os meus  foram feitos da seguinte maneira:

           CACHECOL EM CROCHÊ COM LÃ POMPOM
           Deixar um pom pom na ponta e repetir até o comprimento desejado : * 2 correntinhas no primeiro espaço entre os pompons, pular 2 pompons, 2 correntinhas*

           É só isso mesmo. No meu caso eu deixei apenas 2 pompons porque eram grandes. Acho que com pompons menores pode ficar mais bonito pular 3 ou 4. Tudo depende do seu gosto e vale experimentar com fios diferentes.
         Mais fácil, impossível.





                    Bom crochê!
                    Amanhã, escrevo sobre outro cachecol fácil de fazer.



 

BananaCraft


Mais uma vez uma foto minha está na seção As melhores fotos da Semana do blog BananaCraft.
Adoro ver minhas fotos entre tantas coisas maravilhosas. É bom estar tão bem acompanhada.

ÓTIMA SEMANA A TODOS.

Para saber mais

Minha foto no BananaCraft - BananaCraft
Minhas fotos no Flickr  - Galeria - Desde o Tempo da Vovó no Flickr

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Que venha o inverno ! Toalha de Crochê branca com jeito de Floco de Neve

  
As marcas da família na neve - Parma - Itália
             Ao contrário de muita gente, eu adoro o inverno.
             Mesmo com seus dias mais curtos e muitas vezes cinzentos eu prefiro frio a derreter de calor por aí.
             Gosto da cama cheia de cobertores, de chocolate quente, daquele barulhinho gostoso de sopa fervendo no fogão, tomar vinho (que é bom com qualquer temperatura), comer fondue, assistir filmes no sofá debaixo do cobertor,  de lareira, de noites frias e estreladas, de usar roupas de frio: adoro cachecóis e botas; acho as roupas de inverno mais elegantes  e...ufa!!! escondem todos aqueles quilos a mais que a gulodice invernal nos dá.
             Prefiro viajar para lugares de serra do que praia, embora também adore ver o mar  ( isso é coisa de gente ruiva que vira um camarão com meia hora de sol). 
              O azul do céu nos dias frios e ensolarados é simplesmente maravilhoso e as estrelas brilham mais nas noites escuras.
              O inverno de São Paulo não é o melhor porque é úmido demais. Invernos mais secos  são melhores .
               Entendo perfeitamente todos aqueles  turistas esperando pela neve nas Serras Gaúcha e Catarinense. Já fiz isso mas vi no máximo geadas.
              Mas tive o privilégio de ver a neve na Itália e gostei da experiência. Ver aqueles floquinhos caindo foi muito lindo. A visão da neve pela primeira vez é inesquecível.
              E hoje é o dia que marca no calendário o início do inverno. Aqui em São Paulo foi um dia muito cheio de umidade e chuva, molhado demais para a época, mas quem entende o tempo nos dias de hoje?
              Para brindar a chegada da estação mais um trabalho da minha avó: uma toalha de crochê em formato hexagonal, com uma estrela em crochê filé. Parece um floquinho de neve. E também algumas fotos da minha aventura na neve em Parma, cidade italiana que visitei em 2009 e 2010.









Parma - Itália


Parma - Itália

Parma - Itália
              Aproveite bem a estação, gostando ou não do frio!
            


           
           
           

domingo, 17 de junho de 2012

O açucareiro e a toalhinha de crochê

       
         No último feriado viajei com a família para o interior de São Paulo (Águas da Prata) e nas nossas andanças por Poços de Caldas (MG) paramos para tomar um café.
          Conversa vai, conversa vem, café chega quentinho e acompanhado é claro do açucareiro. Tudo muito lindo e arrumadinho e para nossa surpresa  acompanhado de uma toalhinha muito simpática e delicada em tecido e crochê. 
          Como a máquina fotográfica não sai da minha bolsa, é claro que não perdi a chance de fotografar o belo e doce açucareiro acompanhado da sua linda toalhinha. Me lembrou alguns trabalhos que minha avó fazia sempre juntando tecido ao crochê. Mais vintage, impossível.
            E, como sempre, aonde quer que eu vá sempre tem algo artesanal por perto. Adoro isso!



Você também poderá gostar de:

Centros de mesa com motivos de estrela:
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/search/label/Centro%20de%20Mesa

Centro de mesa em crochê filé:
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/2011/10/sao-francisco-de-assis.html

Centro de mesa amarelo:
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/2011/10/ouro-de-minas.html

Centro de mesa branco ( o meu preferido):
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/2011/09/primavera-e-flores-brancas.html

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Para a Júlia : Caderno Encapado com Tecido e motivos em Crochê

        Já mostrei há algum tempo atrás alguns cadernos encapados de tecido decorados  com motivos de crochê.

         Mostro mais um que fiz para minha sobrinha Júlia escrever seu caderno de receitas culinárias.






               Fiz do seguinte modo:

  •          Usei um caderno de capa dura e tecido xadrez em azul e branco para encapar.  Como a capa original do caderno tinha muitos desenhos, antes de encapar com o tecido  eu colei uma folha de papel sulfite para  cobrir  e esconder qualquer marca.
  •         Para prender o tecido eu usei fita dupla face fazendo com que  ficasse bem esticado. É prático, não precisa esperar secar e se for necessário é fácil de refazer. Além de usar a fita na parte interna da capa, usei também na parte de fora: perto do espiral , no meio e na beirada, para dar um melhor acabamento para prender melhor o tecido.
  • Usei cola de tecido nas áreas que não ficaram coladas direito.
  •         Na parte interna ( e dessa eu não tenho foto) depois de colado o tecido colei também com fita dupla face  um papel sulfite do tamanho da capa para dar um melhor acabamento.no
  •         Para os motivos de crochê usei dois tons da linha Clea, da Círculo. Os motivos são iguais eu só inverti as cores
  •         Acho que seria mais fácil costurar o motivo antes de encapar o caderno, ou quem sabe colar o motivo de crochê. Talvez não ficasse tão esticadinho. Vou experimentar fazer isso no próximo caderno que encapar.


Para saber mais :
Post aqui do blog  com mais cadernos :

terça-feira, 12 de junho de 2012

Em dias gelados e chuvosos , uma colcha de quadrados de Crochê

          Dias atrás postei algumas fotos de quadrados de crochê feitos pela minha avó e disse que tinha vários feitos por mim aguardando a transformação em algo útil e quentinho.
          Quinze desses quadrados azuis já estão unidos formando uma colcha para berço.
          O modelo é simples e para unir os quadros azuis usei uma lã em tom de vinho: gosto da moldura que se forma quando usamos uma lã em cor contrastante na última carreira.
          Para cada quadrado fiz uma carreira vinho e depois costurei todos. Para a borda externa fiz um número maior de carreiras e acabei com um bico bem simples de leques.
          Acho que as fotos dão conta de como se faz. Crocheteiras sempre tem um olho ótimo para copiar modelos a partir de fotos











Para Saber Mais :
Outras postagens com quadrados de crochê :


A colchinha da bisa (postagem aqui do blog)

A colcha do Gustavo

Meu casaco quentinho, com quadrados de crochê, é claro

Para quem não vive em lugar frio, tem a colcha da Vovó feita com  linha de algodão