Presente para Mariana - Blusa em crochê com quadrados

       Fazer roupas para crianças é algo que gosto muito. Granny Squares também.  Desta vez uni o útil ao agradável, fazendo a blusa que mostro aqui para a minha sobrinha Mariana que tem 3 anos.
       Não copiei receita de nenhum site ou revista, fui inventando aos poucos.
       Inventar uma peça tem seus riscos, porque às vezes é preciso desmanchar mais de uma vez. Ao mesmo tempo dá liberdade para inventar o que quiser.
       A blusa pronta é esta aqui:

        Apesar de não ter receita escrita vou contar como foi que eu fiz.

       Primeiro peguei as medidas numa blusa pronta que tinha o tamanho ideal. Usei lã Super Bebê da Cisne nas cores azul marinho e vermelho.

       Comecei pelos quadrinhos da barra : fiz apenas duas carreiras e costurei com agulha comum formando duas fileiras  com cores alternadas, tanto para frente como para as costas. A partir daí o corpo todo foi feito em ponto alto.

             As cavas eu fiz raglã diminuindo um ou dois pontos a cada carreira. Como é tecido tudo em ponto alto, a cava fica parecendo uma escadinha.
            O decote na parte da frente é quadrado, estreito e um pouco mais profundo para costurar a gola depois.
            As mangas foram feitas em ponto alto.  O detalhe em vermelho fiz no final.
            Para seguir uma proporção, o número de carreiras do corpo até a cava é o mesmo que das mangas. As diminuições da cava são idênticas no corpo e na manga da blusa.
            Depois de prontas as partes costurei com agulha comum usando a própria lã azul como fio.

                 A gola é uma tira reta alternando duas carreiras em ponto alto na cor azul e duas carreiras em ponto baixo vermelhas. Fazendo duas carreiras, a troca de cores fica sempre do mesmo lado do trabalho que, neste caso, foi o lado que usei para costurar a gola no corpo da blusa.

                Depois de tudo costurado fiz o acabamento final nas mangas repetindo o mesmo padrão da gola em azul e vermelho. Na barra fiz duas carreiras azuis em ponto baixo.

               Gostei do resultado : é uma blusa de menina que foge do padrão rosa e lilás que tanto se vê por aí.

Para saber mais :

Todos os post aqui do Blog com quadrados de crochê / granny squares você encontra aqui:

http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/search/label/quadrados%20de%20croch%C3%AA

Comentários

  1. Que lindaaaaa!!!
    Arrasou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina,
      Obrigada! Não vejo a hora de ver a Mariana com ela! Bj.

      Excluir
  2. What a nice gift for a child. Have a nice weekend.

    Hugs
    Elna