Pular para o conteúdo principal

A Princesa Kate e a Blusa de Crochê da Vovó

        Tudo que  Kate Middleton faz vira notícia. Linda, alta, magra, elegante, princesa... como passar desapercebida? Acho que é impossível. Basta colocar o nome dela  em qualquer site de busca e logo aparecem mil notícias, milhares e milhares de fotos. Tem até blog ensinando a copiar o visual da princesa! E eu descobri que ela também usa crochê. Uma blusa em azul marinho e branco linda, linda  apareceu em vários sites e blogs.
          De fato a blusa é muito bonita  e elegante . Eu certamente usaria e até me arriscaria a crochetar  uma igual. Veja só:



        
            Mas... como este blog não foi feito para falar de celebridades vou mostrar hoje uma blusa que é da minha mãe e foi feita  pela minha avó. Ela tem mais de cinquenta anos e foi todinha feita a mão. As costuras, o acabamento e, é claro uma belíssima pala em crochê. Ela está meio amarelada pelo tempo, mas não perdeu sua beleza e delicadeza e, na minha opinião, é tão ou mais elegante que a blusa da princesa. Basta olhar as fotos para entender do que estou falando:


          Crochê perfeito, com linha muito fininha, mais parece uma renda, ou um jardim com florzinhas delicadas :





          Crochê feito em pedacinhos acabamento perfeito nos menores detalhes, feito a mão :







            E , é claro, a blusa é da minha mãe, e não da princesa.
            Essa blusa é a prova de que elegância e delicadeza são imunes à passagem do tempo.Duram por muitos e muitos anos e continuam sempre perfeitos.

            P.S. Na época em que essa blusa foi feita, minha mãe admirava outra princesa : Grace Kelly, de Mônaco, que  mesmo depois de sua morte continua sendo um ícone de beleza e elegância. Princesas também podem ser eternas, como a blusa de crochê da minha mãe.


            

Comentários

  1. Muito bonita!!! fazia tempo que não via trabalho de croche tão bem feito.

    ResponderExcluir
  2. Essa blusa é uma obra de arte, Marcia! Que capricho, até as costuras foram feitas a mão! E o crochê em linha fininha é simplesmente perfeito. Digna de princesa, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, concordo é digna de princesa. Pena que não cabe em mim...rs. Mais uma vez, obrigada!!

      Excluir
  3. saw this on iCrochet and just wanted to say how fortunate you are to have such a beautiful heirloom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My grandmother was a very special woman .Thank you so much!

      Excluir
  4. Linda, linda, parabéns pela postagem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens populares

Casaquinho de Bebê em Crochê

Este modelo de casaquinho é um clássico. Foi uma das primeiras peças que aprendi fazer em crochê. Já perdi a conta de quantos eu já fiz. Mas eu adoro ver um bebê vestido com um destes. 
                 Não é difícil e é possível fazer para bebês de qualquer idade e variar o ponto. O segredo está na pala que você pode aumentar ou diminuir para o tamanho que quiser. Este VÍDEO  mostra como fazer a pala em vários tamanhos; depois é só caprichar nos detalhes.
                   Escolhi este ponto; acho que combina bem com roupinhas de bebê.


                     Aqui vemos os aumentos na pala e o acabamento do decote e da frente.

                       No arremate das mangas, fiz em ponto baixo, com diminuições no punho.
                    Acabamento em forma de leque na frente e na barra.


                   Botões e fita laranja para dar contraste.


                  Pronto! Este casaco irá aquecer uma criança carente.                   Tenha um ótimo final de semana!

Faça você mesmo - 3 Gorros em tricô para Bebê

Para combinar com os sapatinhos que mostrei no último post fiz também os gorros em tricô, usando o mesmo material: fio Super Bebê da Cisne e agulhas de tricô número 3.



Gorro 1

       Ponto arroz (fantasia) :  1a. carreira : *1 meia, 1 tricô*  repetir até o final da carreira ;  2a carreira : desencontrar os pontos ponto tricô sobre meia e meia sobre tricô.
         Montar 102 pontos na agulha trabalhar 8 carreiras em tricô ( 4 cordões), 1 carreira de passa . Continuar trabalhando no ponto fantasia até 15 cm no total). Arrematar 33 pontos de cada lado e continuar apenas os 33 pontos centrais em ponto meia (direito meia, avesso tricô) por mais 11 cm. Costurar conforme o gráfico.

          Depois de costurado, na parte correspondente ao pescoço, montar  os pontos e fazer  4 carreiras (2 cordões) em tricô, 1 carreira de passa fita (*2 pontos juntos em tricô, 1 laçada, 1 tricô* ; repetir de * a * até o final da carreira) 4 carreiras (2 cordões) em tricô , arremate e passe a fit…

Presépios em Crochê

O Presépio é um dos símbolos mais bonitos do Natal. Sua origem vem do século XII quando São Francisco de Assis numa noite de Natal fez a representação do nascimento de Jesus  com a imagem do Menino rodeado por um boi e um jumento vivos. Essa encenação repercutiu primeiro na Itália , se espalhou  entre a nobreza europeia e depois para todas os lugares, tornando-se um dos mais tradicionais símbolos natalinos.
               Hoje é possível vermos presépios feitos dos mais diversos materiais e formatos, mas todos lembram o significado do Natal e o nascimento de Jesus.
                    Abaixo alguns presépios feitos em crochê para comemorar o Natal:
                     Em crochê Filé (aqui)


                  Em estilo amigurumi   (aqui)

                 Cheio de detalhes com carneirinhos fofos (aqui)






                Em branco com pérolas (aqui)

             Usando rolhas de vinho (aqui)


               Por último dois modelos bem simples que não são de crochê, mas que p…

Casaquinho de Bebê em Crochê

Dois casaquinhos em crochê para bebê. Não é nenhum modelo novo, mas embora sendo muito tradicional é muito fácil fazer e deixa  o bebê quentinho.
                 Esse modelo de casaquinho foi uma das primeiras coisas que aprendi a fazer em crochê, acho eu deveria ter uns 12- 13 anos. Aprendi com minha avó  (sempre ela...) e continuo a repetir até hoje.
                Dá para variar o tamanho para bebês maiores ou recém nascidos, não tem costuras  e o ponto fantasia pode ser qualquer um que você queira. Já fiz até usando somente ponto alto na peça inteira.
                 Não vou escrever uma receita, mas olhando as fotos e com algumas dicas dá para fazer tranquilamente.
                   Começamos pelo decote e usando pontos altos. Esses casaquinhos da foto são um pouco maiores acho que para um bebê de 3-6 meses.
                  Começar fazendo uma correntinha de 72 pontos, 3 correntinhas para virar e fazer pontos alto da seguinte maneira : 12 ponto alto (frente…