sábado, 29 de outubro de 2011

Flores para Mariana


           Mariana é minha sobrinha de 2 anos . Linda e fofa , de pele branquinha e cabelinhos cacheados, vai  ganhar um presente da tia Márcia. São duas camisetas com apliques de crochê.
        Uma delas branca com florzinhas multicores enfeitando a lateral da blusa já está pronta. A outra, lilás,  com  uma coleção de corações , está em andamento. Mostro aqui quando terminar
        Tudo muito fácil e rápido, pra combinar com a minha falta de tempo.

         Mas eu tive uma inspiração para fazer esse trabalho ... uma bolsa linda que ganhei da minha avó ( a grande inspiradora desse blog), com uma cestinha de flores coloridas, como as da blusinha da Mariana. Eu acho que tinha uns 12 anos mais ou menos e usava a bolsa para levar os materiais para a escola... mais anos 70, impossível... foi essa bolsa que me inspirou a fazer os corações e as flores  para a Mariana...








          Agora vamos à blusinha da Mariana.
         Não é exatamente um passo a passo, mas fiz algumas fotos tentando mostrar o processo de como fiz a camiseta. Abaixo está o modo como eu fiz cada uma das florzinhas . Não sou especialista em receitas, mas espero que ajude quem quiser arriscar a fazer as suas. Quanto à cestinha, fiz apenas uma pequena rede em verde apenas para formar uma base e também fiz quatro linhas de alinhavos para  dar um toque de verde entre as flores
     Se você procurar pela internet, vai encontrar centenas  de modelos de flores em crochê para todo tipo de uso. Nestas florzinhas eu usei linha Clea , da Círculo e agulha de crochê 1,50 mm.






















Como fazer a florzinha de crochê
     
         
         São muito fáceis de fazer:
         Nas duas primeiras carreiras usei linha amarela para fazer o centro da flor; na terceira carreira, qualquer cor vale. Se você quiser ter menos trabalho com o arremate , pode fazer tudo com uma única cor.

Flor 1
1ª carreira – 6 correntinhas,  fechar formando um círculo (em amarelo)
2ª carreira – 1 correntinha, 12 pontos baixos, fechar a carreira com um ponto baixíssimo unindo o primeiro e o último ponto baixo (em amarelo)
3ª carreira  (pétalas) – 3 correntinhas (equivale a 1 ponto alto), 1 ponto alto, 3 pontos altos triplos , 2 pontos altos , todos no mesmo ponto de base, 1 ponto baixo no ponto seguinte. Repetir 5 vezes para formar as 5 pétalas da flor

Flor 2
1ª carreira - 6 correntinhas,  fechar formando um círculo (em amarelo)
2ª carreira – 3 correntinhas, 12 pontos alto no círculo, fechar com um ponto baixíssimo (em amarelo)
3ª carreira – 1 correntinha, 1 ponto baixo, 6 correntinhas, 1 ponto baixo no segundo ponto, repetir até fechar a volta. Formam-se 6 alças de correntinhas
4ª carreira – 1 correntinha , 1 ponto baixo sobre o ponto baixo da carreira anterior, 6 pontos baixos na alça de correntinhas. Repetir 6 vezes até fechar a volta.





           O resultado final é este. Espero que gostem.









        


Para ver mais coisas bonitas :

O blog da Lídia Luz tem trabalhos belíssimos com flores:
http://lidialuz.blogspot.com/
O blog da Sônia Maria ensina como fazer vários modelos de flores
http://www.falandodecrochet.blogspot.com/



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Papel, papel, papel


           Nestes dias deixei as agulhas de lado pra brincar um pouco com papel, que é outra coisa gostosa de fazer.
          Trabalho como Coordenadora Pedagógica num Centro de Educação Infantil em São Paulo ( creche, para quem não entende a nomenclatura) e no último sábado dia  15 foi Dia do Professor.  Eu e a Sônia, minha amiga e diretora fizemos um agradinho para o pessoal que trabalha conosco. É agradinho mesmo, por porque são muitas pessoas e o dinheiro é curto, como o de quase todo mundo.
          Compramos uma lembrança, mas achei que era muito impessoal, entregar tudo igualzinho para todos. Então fiz um cartão bem simples, porque não tenho altas habilidades artísticas e criativas. Apesar da simplicidade, todos os cartões ficaram diferentes, únicos
          Para fazer os 55 cartões (isso mesmo, 55 pessoas trabalham comigo), usei coisas muito simples e básicas : papel colorido,um pequeno texto de Rubem Alves (educador que eu gosto muito e vale a pena ler, mesmo não sendo professor), muitos e muitos post-its redondos e retangulares com cores bem vivas, cola bastão, tesoura e canetinha hidrográfica preta.
          Como não sou tão criativa assim, fiquei navegando pela internet buscando inspiração na busca de imagens com o tema colagem... tem de tudo por lá e deu pra ter algumas ideias  para os meus poucos dotes artísticos nessa área.
            Acho que fazer crochê e tricô é bem mais fácil, prefiro contar os pontos e ir criando as peças, mas valeu pela brincadeira.
           Aproveito para prestar minhas homenagens a todos aqueles que trabalham com educação neste país, repetindo a mensagem que entregamos aos nossos colegas lá do CEI :

"Sabe quando você tem duas taças de cristal? Elas estão em silêncio. Aí a gente bate uma na outra e elas reverberam sonoramente. Uma taça não influenciou a outra. Uma taça fez a outra emitir o som que vivia, silencioso, no seu cristal.
Assim é a educação: um toque para provocar o outro a fazer soar a sua música.
Essa é a teoria socrática da educação. Sócrates dizia que todos nós estamos grávidos de beleza, e que a tarefa do educador, como na história de A Bela Adormecida, é dar o beijo para despertar uma inteligência adormecida".
Rubem Alves

Que possamos distribuir muitos beijos e fazer  muitas taças emitirem seus sons.





Tudo colorido...

   


 





   

   

   


        



Trabalho feito




Para saber mais:
 Rubem Alves : tem muitos textos lindos lá - http://www.rubemalves.com.br/
Blog  Maria Cininha :  Lindos trabalhos com colagem : http://www.mariacininha.com/

domingo, 16 de outubro de 2011

São Francisco de Assis

  


         Dia 4 de outubro é dia de São Francisco de Assis ,  um dos mais amados e populares santos do mundo.

        O exemplo de São Francisco com seu amor à todas as coisas da natureza e sua identificação com os mais humildes, serve de exemplo para qualquer pessoa e não apenas para os católicos.

         Ganhei minha primeira imagem de São Francisco  da minha mãe, há muitos e muitos anos, nem sei dizer quantos (foto acima). De lá pra cá, ganhei várias outras imagens, vindas de muitos lugares; também  comprei outras e já tenho mais de vinte, incluindo as duas medalhinhas de ouro. Os dois pequenos em metal (São Francisco e Santa Clara) vieram da Basílica de São Francisco em Assis,  mas tem vários de  Minas Gerais, tem de Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Maceió, Natal, João Pessoa, Águas da Prata, São Paulo. 

       A maioria delas é feita pelas mãos de artesãos desconhecidos, e isso tem tudo a ver com São Francisco e toda a sua simplicidade e amor pela natureza. Alguns são de barro, outros de madeira, tem de papel, num mini oratório  e até de feltro. 




           Em janeiro de 2010, tive o privilégio de visitar Assis, pequena cidade da Úmbria, na Itália, cidade natal  de São Francisco.  Era um dia gelado  no inverno italiano e a cidade estava envolta numa névoa intensa. Isso deixou a atmosfera ainda mais mágica, pois dava a impressão que a qualquer momento iríamos esbarrar no próprio São Francisco, Santa Clara  ou um de seus seguidores naquelas ruas estreitas e cheias de  casas medievais de pedra. Sem dúvida foi um dos melhores momentos de viagem que vivi até agora, emocionante e cativante carregada de sentimentos bons.



              








         O caminho de mesa onde estão as imagens de São Francisco, não é herança da minha avó, é obra minha. Usei linha branca e o crochê filé, que tem um efeito rendado lindo e, embora seja trabalhoso,  é não é difícil de fazer, afinal é só ir alternando, blocos de pontos altos e correntinhas para ir formando os desenhos. Além do caminho de mesa fiz duas toalhas menores, quadradas para formar o conjunto.










         
Para saber mais :

Sobre a vida de São Francisco  http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/vidasf/
Sobre a cidade de Assis na Itália  http://www.comune.assisi.pg.it/servizi/servizio-turismo/  ( em italiano)