DIY Aprendendo a fazer os enfeites de Natal em crochê

         Não sou muito boa para escrever receitas de crochê. Na verdade , sempre que eu estou envolvida em algum projeto, eu até procuro receitas ou gráficos, mas na hora da execução acabo fazendo mudanças e algumas vezes acabo inventando algo diferente. É algo mais ou menos parecido com aquela cozinheira que faz delícias sem receita nenhuma.
        No caso do crochê , eu consigo copiar os pontos apenas olhando uma foto, se ela for bem próxima. Com o tricô eu não consigo  e sempre preciso da receita ou de gráfico.
       Como algumas das minhas amigas pediram para que eu colocasse a receita dos trabalhos, resolvi usar minha experiência de professora e escrever o "como se faz"

     Não é simples escrever uma receita de como fazer os enfeites porque há muitas variáveis: o tamanho da pulseira, o tipo de linha, a agulha. Abaixo fiz uma tentativa de escrever um passo a passo, só para vocês terem ideia de como se faz.
      Para fazer os meus enfeites o que fiz foi pesquisar  motivos redondos em crochê; no Flick-r tem centenas deles. Gastei algum tempo na pesquisa, mas acho que valeu a pena.

           O modelo abaixo, foi o que eu tentei escrever o "como se faz". Espero que seja de fácil entendimento.

MATERIAIS
  • Pulseiras de  bijuterias de argolas ( daquelas bem baratas)
  • Linha branca
  • Agulha de crochê  compatível à linha ( no meu caso, a agulha tem 1,50 mm)

Começar pelo centro do motivo. Para este desenho eu fiz do seguinte modo:

1ª carreira : 6 corr, fechar em círculo
2ª carreira : 16 pb
3ª carreira : 6 corr ,* 1 pad  no pb da carreira anterior, 3 corr*; repetir de * a *, fechar com 2 corr;  ficam 16 pad no total
4ª carreira : 1pbx , 4 corr, 1 pad na corr da carreira anterior, * 3 corr, 2 pad nas corr da carreira anterior*, repetir de * a *, fechar com 3 corr
5ª carreira: 1 pbx, 4 corr, 3pad na corr da carreira anterior, *3 corr,4pad*, repetir de * a *,fechar com 3 corr
6ª carreira: em ponto baixo,passando a linha atrás de pulseira de modo que o trabalho fique esticado e preso à pulseira, fechar a carreira.
Finalizar fazendo 40 corr e fechando no mesmo ponto do início, para pendurar o enfeite na árvore.

Legenda : pbx – ponto baixíssimo; corr – correntinha; pad, ponto alto duplo, pb – ponto baixo

Abaixo algumas fotos do processo :

              E logo abaixo algumas fotos em close dos motivos. Se você é como eu , pode tentar copiar olhando as fotos.

           Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que eu certamente tentarei ajudar.

          FELIZ NATAL!

Para saber mais :
Para pesquisar motivos de crochê  (todas as fotos aqui do blog estão lá também): http://www.flickr.com/

Comentários

  1. Oi querida,
    Adorei os seus enfeites de croche!!!
    Bjus, estou seguindo.
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia! Conheci seu blog no banana craft e adorei as bolas de crochê! Sao lindas e super craft, alem de serem mega brasileiras!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcia Cristina!!! Te achei lá no Banana Craft e adorei tua árvore e a tua história de Natal. também gosto de contar umas histórias aparece lá no meu cantinho para me conhecer também1 Um beijão
    http://ateliersantabarbara-arte.blogspot.com