Pular para o conteúdo principal

DIY Aprendendo a fazer os enfeites de Natal em crochê

         Não sou muito boa para escrever receitas de crochê. Na verdade , sempre que eu estou envolvida em algum projeto, eu até procuro receitas ou gráficos, mas na hora da execução acabo fazendo mudanças e algumas vezes acabo inventando algo diferente. É algo mais ou menos parecido com aquela cozinheira que faz delícias sem receita nenhuma.
        No caso do crochê , eu consigo copiar os pontos apenas olhando uma foto, se ela for bem próxima. Com o tricô eu não consigo  e sempre preciso da receita ou de gráfico.
       Como algumas das minhas amigas pediram para que eu colocasse a receita dos trabalhos, resolvi usar minha experiência de professora e escrever o "como se faz"

     Não é simples escrever uma receita de como fazer os enfeites porque há muitas variáveis: o tamanho da pulseira, o tipo de linha, a agulha. Abaixo fiz uma tentativa de escrever um passo a passo, só para vocês terem ideia de como se faz.
      Para fazer os meus enfeites o que fiz foi pesquisar  motivos redondos em crochê; no Flick-r tem centenas deles. Gastei algum tempo na pesquisa, mas acho que valeu a pena.

           O modelo abaixo, foi o que eu tentei escrever o "como se faz". Espero que seja de fácil entendimento.




MATERIAIS
  • Pulseiras de  bijuterias de argolas ( daquelas bem baratas)
  • Linha branca
  • Agulha de crochê  compatível à linha ( no meu caso, a agulha tem 1,50 mm)

Começar pelo centro do motivo. Para este desenho eu fiz do seguinte modo:

1ª carreira : 6 corr, fechar em círculo
2ª carreira : 16 pb
3ª carreira : 6 corr ,* 1 pad  no pb da carreira anterior, 3 corr*; repetir de * a *, fechar com 2 corr;  ficam 16 pad no total
4ª carreira : 1pbx , 4 corr, 1 pad na corr da carreira anterior, * 3 corr, 2 pad nas corr da carreira anterior*, repetir de * a *, fechar com 3 corr
5ª carreira: 1 pbx, 4 corr, 3pad na corr da carreira anterior, *3 corr,4pad*, repetir de * a *,fechar com 3 corr
6ª carreira: em ponto baixo,passando a linha atrás de pulseira de modo que o trabalho fique esticado e preso à pulseira, fechar a carreira.
Finalizar fazendo 40 corr e fechando no mesmo ponto do início, para pendurar o enfeite na árvore.

Legenda : pbx – ponto baixíssimo; corr – correntinha; pad, ponto alto duplo, pb – ponto baixo

Abaixo algumas fotos do processo :











              E logo abaixo algumas fotos em close dos motivos. Se você é como eu , pode tentar copiar olhando as fotos.









           Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que eu certamente tentarei ajudar.

  
          FELIZ NATAL!

Para saber mais :
Para pesquisar motivos de crochê  (todas as fotos aqui do blog estão lá também): http://www.flickr.com/



Comentários

  1. Oi querida,
    Adorei os seus enfeites de croche!!!
    Bjus, estou seguindo.
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia! Conheci seu blog no banana craft e adorei as bolas de crochê! Sao lindas e super craft, alem de serem mega brasileiras!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcia Cristina!!! Te achei lá no Banana Craft e adorei tua árvore e a tua história de Natal. também gosto de contar umas histórias aparece lá no meu cantinho para me conhecer também1 Um beijão
    http://ateliersantabarbara-arte.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens populares

Casaquinho de Bebê em Crochê

Este modelo de casaquinho é um clássico. Foi uma das primeiras peças que aprendi fazer em crochê. Já perdi a conta de quantos eu já fiz. Mas eu adoro ver um bebê vestido com um destes. 
                 Não é difícil e é possível fazer para bebês de qualquer idade e variar o ponto. O segredo está na pala que você pode aumentar ou diminuir para o tamanho que quiser. Este VÍDEO  mostra como fazer a pala em vários tamanhos; depois é só caprichar nos detalhes.
                   Escolhi este ponto; acho que combina bem com roupinhas de bebê.


                     Aqui vemos os aumentos na pala e o acabamento do decote e da frente.

                       No arremate das mangas, fiz em ponto baixo, com diminuições no punho.
                    Acabamento em forma de leque na frente e na barra.


                   Botões e fita laranja para dar contraste.


                  Pronto! Este casaco irá aquecer uma criança carente.                   Tenha um ótimo final de semana!

Faça você mesmo - 3 Gorros em tricô para Bebê

Para combinar com os sapatinhos que mostrei no último post fiz também os gorros em tricô, usando o mesmo material: fio Super Bebê da Cisne e agulhas de tricô número 3.



Gorro 1

       Ponto arroz (fantasia) :  1a. carreira : *1 meia, 1 tricô*  repetir até o final da carreira ;  2a carreira : desencontrar os pontos ponto tricô sobre meia e meia sobre tricô.
         Montar 102 pontos na agulha trabalhar 8 carreiras em tricô ( 4 cordões), 1 carreira de passa . Continuar trabalhando no ponto fantasia até 15 cm no total). Arrematar 33 pontos de cada lado e continuar apenas os 33 pontos centrais em ponto meia (direito meia, avesso tricô) por mais 11 cm. Costurar conforme o gráfico.

          Depois de costurado, na parte correspondente ao pescoço, montar  os pontos e fazer  4 carreiras (2 cordões) em tricô, 1 carreira de passa fita (*2 pontos juntos em tricô, 1 laçada, 1 tricô* ; repetir de * a * até o final da carreira) 4 carreiras (2 cordões) em tricô , arremate e passe a fit…

Presépios em Crochê

O Presépio é um dos símbolos mais bonitos do Natal. Sua origem vem do século XII quando São Francisco de Assis numa noite de Natal fez a representação do nascimento de Jesus  com a imagem do Menino rodeado por um boi e um jumento vivos. Essa encenação repercutiu primeiro na Itália , se espalhou  entre a nobreza europeia e depois para todas os lugares, tornando-se um dos mais tradicionais símbolos natalinos.
               Hoje é possível vermos presépios feitos dos mais diversos materiais e formatos, mas todos lembram o significado do Natal e o nascimento de Jesus.
                    Abaixo alguns presépios feitos em crochê para comemorar o Natal:
                     Em crochê Filé (aqui)


                  Em estilo amigurumi   (aqui)

                 Cheio de detalhes com carneirinhos fofos (aqui)






                Em branco com pérolas (aqui)

             Usando rolhas de vinho (aqui)


               Por último dois modelos bem simples que não são de crochê, mas que p…

Casaquinho de Bebê em Crochê

Dois casaquinhos em crochê para bebê. Não é nenhum modelo novo, mas embora sendo muito tradicional é muito fácil fazer e deixa  o bebê quentinho.
                 Esse modelo de casaquinho foi uma das primeiras coisas que aprendi a fazer em crochê, acho eu deveria ter uns 12- 13 anos. Aprendi com minha avó  (sempre ela...) e continuo a repetir até hoje.
                Dá para variar o tamanho para bebês maiores ou recém nascidos, não tem costuras  e o ponto fantasia pode ser qualquer um que você queira. Já fiz até usando somente ponto alto na peça inteira.
                 Não vou escrever uma receita, mas olhando as fotos e com algumas dicas dá para fazer tranquilamente.
                   Começamos pelo decote e usando pontos altos. Esses casaquinhos da foto são um pouco maiores acho que para um bebê de 3-6 meses.
                  Começar fazendo uma correntinha de 72 pontos, 3 correntinhas para virar e fazer pontos alto da seguinte maneira : 12 ponto alto (frente…